A Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira regozija-se pelo facto de a sua Secretária da Assembleia Geral e responsável pelo Património Cultural, Professora Doutora Maria da Conceição Machado Alvim Ferraz, ter recentemente confirmado a sua inclusão na “Lista Mundial dos 2% de Cientistas com Maior Impacto ao Longo da Carreira” (2021, 2022 e 2023). Regozija-se também com a confirmação da sua inclusão na “Classificação Mundial Online dos Melhores Cientistas na Área das Ciências Ambientais” (2023 e 2024).
A Elsevier, uma das principais editoras de revistas científicas internacionais, é responsável pela SCOPUS, base de dados que abrange o maior número de resumos e citações de artigos científicos a nível mundial. É com base na SCOPUS que a Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a SciTech Strategies e a Elsevier, elaboram a “Lista Mundial dos 2% de Cientistas com Maior Impacto ao Longo da Carreira”. Esta classificação dos investigadores mais influentes a nível mundial, baseia-se, para cada autor, no número de publicações e no número das respetivas citações internacionais, bem como no número de documentos que originam essas citações.
A Research.com é uma plataforma educacional de referência, para classificação dos melhores cientistas a nível mundial, considerando áreas especificas do conhecimento. Relativamente às Ciências Ambientais são consideradas exclusivamente publicações e citações científicas nessa área científica, para elaborar a “Classificação Mundial Online dos Melhores Cientistas na Área das Ciências Ambientais”.
Baseia-se para cada autor no número de publicações e no número das respetivas citações internacionais.
Quer a SCOPUS quer a Research.com consideram apenas publicações científicas internacionais sujeitas a um escrutínio de avaliação por pares selecionados entre especialistas a nível mundial, com a metodologia de “revisão cega”
Conceição Alvim Ferraz foi distinguida por três anos consecutivos (2021, 2022 e 2023) com a inclusão na “Lista Mundial dos 2% de Cientistas com Maior Impacto ao Longo da Carreira”. Autora de mais de 490 publicações científicas, a inclusão nessa lista foi baseada no impacto da sua produção científica na base de dados SCOPUS. Esse impacto é evidenciado por 177 artigos que obtiveram 8263 citações internacionais em 6980 documentos.
Conceição Alvim Ferraz foi também distinguida em 2023 e 2024 com a inclusão na “Classificação Mundial Online dos Melhores Cientistas na Área das Ciências Ambientais”, com base em 115 publicações que obtiveram 8.265 citações em 2023, e 146 publicações que obtiveram 8943 citações em 2024.